skip to Main Content

LAAD 2023: não letais made in Brazil

Brasileira Condor apresenta tecnologias inteligentes: drone que lança munições líquidas e de fumaça, granadas de efeito moral inteligentes e ecologicamente corretas 

Líder global no seu segmento (armas elétricas, bombas de efeito moral, granadas lacrimogêneas, munições de borracha, entre outros), a brasileira Condor Tecnologias Não Letais criou em sua fábrica, em Nova Iguaçu, o primeiro Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT) da América Latina.

Com 18 laboratórios, o ICT desenvolve exclusivamente armas projetadas para preservar vidas, cujo uso é recomendado pela ONU (8ª Congresso de Havana, 1990), dentro do que se convencionou chamar de “Doutrina do Uso Proporcional da Força”.

Algumas dessas inovações, que têm em comum a tecnologia inteligente, serão exibidas na próxima LAAD (Latin America Airforce & Defense), maior feira do gênero que acontece entre os dias 11 e14 de abril, no Riocentro (RJ).  

Conheça as novidades made in Brazil que serão levadas pela Condor: 

CONDOR DROP

Já adquirido pelo governo de Angola e testado em caráter experimental por algumas PMs do Brasil, o CONDOR DROP é o drone produzido pela brasileira Condor Tecnologias Não letais para lançamento aéreo de cartuchos não letais em operações especiais.

O CONDOR DROP é operado por um sistema de controle remoto com extrema precisão, a uma distância segura tanto para os agentes da lei quanto para os alvos da operação. Carrega até 24 cartuchos que podem ser lançadas de forma individual ou sequencial.

Destaques operacionais:

1) Maior precisão: Personalização dos disparos e rotas com precisão (câmera e GPS); acionamento elétrico e de forma individual ou sequencial; câmera de 1080p com gimbal de dois eixos (possibilidade de zoom de 10 vezes) e possibilidade de expansão para outros tipos de câmera (térmica, noturna, etc).

2) Segurança na operação: altura recomendada de 30 a 70 m e raio de alcance de 5km do operador

3) Diferentes estratégias operacionais: lacrimogêneas; fumígena coloridas; pimenta e agentes líquidos.

GRANADA ECOBODY COM CORPO 100% BIODEGRADÁVEL

A ECOBODY, outra criação da Condor, é a primeira granada de efeito moral (luz, som e fumígena) com corpo 100% biodegradável produzida no Brasil.

Ela assim foi batizada porque sua estrutura é feita em polímero natural de alta densidade e tem desempenho idêntico à linha tradicional, cujo material, em borracha, leva séculos para se decompor na natureza.

Fruto de anos de investimentos da empresa com Pesquisa e Desenvolvimento, a ECOBODY é uma demonstração da preocupação da Condor com os preceitos ESG (Environmental, Social and Governance) e com o ser humano, haja visto que também os fragmentos gerados por essa nova tecnologia são ainda mais leves que a borracha.

GRANADA ECOBODY COM CORPO 100% BIODEGRADÁVEL

Outra novidade da empresa são as SMART GRANADES COM EET (ESPOLETA ELETRÔNICA DE TEMPO) ELETRÔNICO, que reúne dois know-how diferentes num só produto: o conceito de granada explosiva associada a software inteligente e a substituição da pólvora por tecnologia moderna para maior controle nas operações.

Com isso, será possível que as granadas sejam programadas com intervalo de tempo que os agentes da lei preferirem; ou seja, os segundos desejados entre a retirada do pino de segurança e a detonação dos explosivos.

PISTOLA PARA TIROS COM MUNIÇÃO DE BORRACHA A CURTA DISTÂNCIA

A nova pistola Defensor FR-100 calibre 10 é a mais nova solução inteligente para impacto controlado de curta distância (menos de 10 metros). Seu uso é exclusivo para munições de borracha.

Possui sistema de segurança integrado, com trava do gatilho, trava do percussor e janela de visualização de munição. O desenho inteligente prevê carregador ambidestro, além de grips na área de empunhadura que garantem aderência aprimorada. Feita em polímero altamente resistente, a face inferior do guarda-mato é reta, o que permite uma rápida empunhadura, além de facilitar a retomada de visada após o disparo.

Além disso, fornece relatórios dos disparos (data e hora; geolocalização; ângulo no momento do disparo); rastreabilidade (leitura do número de série da pistola através de uma memória inviolável e integração com outros dispositivos como body cams), além de indicar em tempo real a posição e a utilização da pistola.

OUTRO DESTAQUE NA LAAD

Máscara Darth Vader: De fabricação americana e representada pela Welser, do mesmo grupo da Condor, a máscara contra gás (modelo C-50), de fabricação americana, foi inspirada no personagem Darth Vader, da série ‘Guerra nas Estrelas’. O equipamento suporta temperatura de até 1.000 graus – sendo apropriada, portanto, para casos de enfrentamento de distúrbios com uso de coquetel molotov pelos manifestantes. Os visores têm característica balística e não embaçam, ela possui amplificador de voz, possibilitando uma clara comunicação do agente da lei no controle de distúrbios urbanos; disponibiliza tubo para hidratação do policial e filtro de ar cambiável – podendo ser acoplada a um tubo de oxigênio externo (portátil).

LOCALIZAÇÃO

A Condor Tecnologias Não letais foi fundada em 1985. Sua fábrica fica em Nova Iguaçu (RJ) e exporta hoje para mais de 86 países.

Na LAAD, o seu stand será o F20 do Riocentro. Num espaço contíguo, haverá uma sala reservada ao Sindicato Nacional de Materiais de Defesa (SIMDE), presidido pelo CEO da Condor, Carlos Erane de Aguiar.

A FIRJAN (Federação das Industrias do Rio de Janeiro) apoia o espaço do SIMDE