skip to Main Content

Presidente da Condor presente em cerimônia de lançamento do submarino Tonelero

Carlos Frederico Queiroz de Aguiar, Rafael Cervone e Carlos Erane de Aguiar.

Na qualidade de presidente da Condor e do Sindicato Nacional das Indústrias de Materiais de Defesa, Carlos Erane de Aguiar, participou nesta quarta-feira, 27.03, da cerimônia de batismo e lançamento ao mar do submarino de propulsão diesel-eletrônica Tonelero (S42), em Itaguaí (RJ) , com a presença dos presidentes do Brasil e França, Luiz Inácio Lula da Silva e Emmanuel Macron, uma vez que trata-se de uma acordo de cooperação entre os dois países.  

O submarino S-BR3 faz parte do Programa de Desenvolvimento de Submarinos (PROSUB), um ambicioso empreendimento originado do acordo estratégico firmado entre Brasil e França em 2008. O projeto foi desenvolvido pela empresa estatal francesa DCNS.

Atualmente, dois submarinos desenvolvidos pelo PROSUB já estão em operação: Humaitá e Riachuelo. O programa também inclui a construção do S-BR Angostura (S43) e do Submarino Convencionalmente Armado com Propulsão Nuclear (SCPN) Álvaro Alberto.

Em seu discurso, o presidente Lula disse: “Hoje, o Brasil se posiciona dentro de um pequeno grupo de países que dominam a construção de submarinos. O ProSub é o maior e mais importante projeto de cooperação internacional em assunto de Defesa do Brasil. Ele garante a soberania brasileira no nosso litoral; fortalece a indústria naval, com geração de emprego e renda; e promove o desenvolvimento do setor com muita inovação”.

O nome Tonelero faz menção à principal ação naval da Marinha Imperial brasileira na Guerra do Prata (1851-1852), também conhecida como Guerra contra Oribe e Rosas.

O evento contou com a presença ainda de Rafael Cervone, presidente do CIESP e vice-presidente da FIESP e do presidente do Conselho da Condor e do SIMDE, Frederico Queiroz de Aguiar.